x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 56

EMISSÃO DE NF-e MEI

MAYCON XAVIER CARVALHO

Maycon Xavier Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Terça-Feira | 6 janeiro 2026 | 15:45

Boa tarde,

Estou tentando emitir uma NF-e de devolução de compra de um cliente MEI, a nf de origem contem o CFOP 6403. Na devolução informei o CFOP 6411. Porem, não da certo, nem pelo portal do Sebrae, quanto outro portal de emissão. Ja tentei pelo CFOP 6202, 6949 informando apenas o valor do ICMS ST e ICMS NORMAL nas observações mais também não da certo. Sempre no seguinte erro (337 - Rejeição: CFOP inválido para emitente MEI (CRT=4) - nItem: 1). Alguem poderia me explicar mais sobre ? Vi que para NF-e MEI so posso emitir com alguns cfop especificos, procede ? Como eu resolveria meu caso ?

Obrigado.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 7 janeiro 2026 | 07:40

Bom Dia,

A SEFAZ valida o CFOP x CRT.

Para emitente MEI (CRT 4), vários CFOPs simplesmente não são aceitos, mesmo que façam sentido “na prática”.

 CFOPs como 6403, 6411, 6202, 6949 NÃO são permitidos para MEI na NF-e.

Por isso todos os portais rejeitam, não é problema do sistema.

Emita nota de entrada, é o único jeito.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade